Operadoras ainda sem datas para a retoma dos bónus e pacotes ilimitados de internet

Já passaram cerca de 24 horas desde o anúncio do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), e os moçambicanos continuam sem resposta para a pergunta que se tornou comum: quando é que o “ilimitado” volta?

Junho 5, 2024 - 14:00
Junho 5, 2024 - 14:11
 1
Operadoras ainda sem datas para a retoma dos bónus e pacotes ilimitados de internet

As operadoras telefónicas que operam no país ainda não têm datas precisas para a anulação das novas tarifas e a retoma dos serviços de bónus e pacotes ilimitados de internet. A suspensão das novas tarifas foi anunciada ontem (04) pelo INCM, entidade reguladora das telecomunicações, sob recomendação do governo.

Em conversa com a TORRE.News, o departamento de comunicação da Tmcel afirmou não saber ao certo quando os serviços de bónus ilimitados serão retomados, assegurando que, para já, estão agendadas reuniões para discutir o assunto.

Estas reuniões deverão acertar procedimentos técnicos, tal como aconteceu aquando da introdução das novas tarifas, até agora em vigor, apesar de fortemente contestadas pela sociedade.

De acordo com uma fonte bem posicionada, a TORRE.News sabe que a Movitel também não tem datas sobre quando as antigas tarifas serão restabelecidas. No mesmo âmbito, tentámos, sem sucesso, ouvir a direcção da Vodacom Moçambique sobre o assunto.

A recomendação do governo para a suspensão das novas tarifas foi anunciada pelo vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, após o término da 17ª sessão ordinária do Conselho de Ministros.

Durante a implementação das actuais tarifas, que entraram em vigor a 04 de Maio, as operadoras levaram 72 horas (três dias) para cumprir o decreto, desde a data da decisão, 01 de Maio, até a data da implementação, 04 de Maio.

Enquanto a retoma dos pacotes ilimitados não se concretiza, os moçambicanos continuam sujeitos às tarifas consideradas insuportáveis, apesar de já haver o aval, tanto do governo quanto da entidade reguladora, para a suspensão das novas tarifas.