A mineração e a poluição de rios em Manica: Governo sanciona oito empresas estrangeiras
Oito empresas mineiras e todas elas estrangeiras foram sancionadas em Manica por crimes ambientais durante o ano passado.
Oito empresas mineiras e todas elas estrangeiras foram sancionadas em Manica por crimes ambientais durante o ano passado.
Os dados foram facultados pelo Director Provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente em Manica, que disse que as empresas visadas contribuíram em multa para os cofres do Estado num valor avaliado em mais de (3.400.000,00 MTN) três milhões e quatrocentos mil meticais.
Rafael Manjate explicou que está em curso quatro processos crimes contra o igual número de empresas mineiras envolvidas na degradação ambiental.
"Para além dos mineradores artesanais tidos como os que põem em causa a poluição dos rios e que são de difícil controlo, as empresas mineradoras industriais e semi-industriais também podem estar a poluir os rios em Manica, apesar de estarem a usar meios modernos para o processamento de recursos minerais", disse o Director provincial de desenvolvimento territorial e ambiente em Manica.
Devido a mineração com particular destaque para o distrito de Manica, vários rios com foco para Púnguè e Revúe encontram-se altamente poluídos.Oito empresas mineiras e todas elas estrangeiras foram sancionadas em Manica por crimes ambientais durante o ano passado.