Aeroportos investem na melhoria dos terminais

A empresa Aeroportos de Moçambique vai investir, nos próximos tempos, na modernização de alguns terminais aéreos localizados em zonas com grande potencial de produção agrícola, como forma de explorar oportunidades de exportação de produtos frescos para o mercado internacional.

Setembro 8, 2022 - 19:19
 0

O director de Estudos, Projectos de Engenharia e Imobiliários da empresa, António Loureiro, diz que o mercado moçambicano tem um grande potencial para o crescimento no transporte de cargas, principalmente olhando para as oportunidades e capacidade existentes na produção agrícola, um pouco por todo o país.

 

De acordo com Loureiro, citado pela AIM, um dos grandes factores que contribuem para a não exploração plena deste potencial existente são as altas taxas cobradas, levando a que o mercado moçambicano não seja competitivo, comparativamente aos países da região.


Sobre a rentabilização de espaços nos aeroportos e do terreno do aeródromo da Costa do Sol, na capital do país, Jaime Gouveia, arquitecto dos Aeroportos de Moçambique, explicou que a empresa está disponível para fazer uma parceria para a implementação de qualquer projecto imobiliário, respeitando, certamente, os objectivos para os quais a infra-estrutura foi concebida.


Para o espaço em referência, segundo disse, foi feito um conceito para o desenvolvimento integrado em lotes diferenciados de imobiliário, numa propriedade de perto de 30 hectares, destinada a oferecer uma nova centralidade urbana à cidade de Maputo, com infra-estruturas de classe mundial, um ambiente seguro e pacífico e uma série de comodidades e serviços no local, criados para maximizar a qualidade de vida da comunidade.


“A nossa visão incorporada também é oferecer instalações e imóveis de usos combinados e diversificados (casas individuais, apartamentos, escritórios, shoppings, lojas de conveniência, clube, academia, piscina, área de entretenimento, serviços públicos, hospital particular e escolas, para além de espaços públicos e serviços de utilidade)”, enumerou.