Exploração de hidrocarbonetos: INP encoraja investidores a regressarem a Cabo Delgado
O Instituto Nacional de Petróleo (INP) entidade reguladora das operações petrolíferas em Moçambique, incentiva aos investidores dos projectos de Hidrocarbonetos a relançarem as luzes de investimento em Cabo Delgado.
O Instituto Nacional de Petróleo (INP) entidade reguladora das operações petrolíferas em Moçambique, incentiva aos investidores dos projectos de Hidrocarbonetos a relançarem as luzes de investimento em Cabo Delgado. O apelo é feito numa altura em que no terreno surgem sinais sólidos e económicos em boa parte dos distritos da província, outrora assolada por ataques terroristas.
É com base neste cenário que a administradora do Pelouro de desenvolvimento institucional e Empresarial do INP, Inocência Mucavele, apela ao regresso dos investidores para a presunção dos projetos de gás, designadamente a Mozambique LNG na área 1 e Rovuma LNG na área 4, da bacia do Rovuma, ora suspenso na sequência da declaração de força maior pela total, em maio de 2021.
Falando há dias em pemba, perante dirigentes governamentais e empresários que se deslocam á capital provincial de Cabo Delgado, a administração do INP incentivou a TotalEnergies e a MRV – esta última uma “joint venture” entre a ExxonMobil, Eni e a CNPC – retomarem as suas atividades o mais breve possível tendo em conta que a situação de segurança melhorou de forma significativa.
Mucavele destacou papel importante a ser destacado pelas concessionárias das áreas 1 e 4 da bacia do Rovuma, na industrialização e desenvolvimento da região.
Recordou que o projecto coral Sul, também sob égide da Petrolífera Italiana ENI, está já em produção desde outubro de 2022 um exemplo que evidencia uma enorme potência dos projectos de gás no país, e assumindo que este hidrocarboneto doi eleito como uma das energias preferências da transição energética a nível global.
À dirigente sénior o INP destacou igualmente que a entidade reguladora das operações petrolíferas está comprometida em maximizar a janela de oportunidades que os recursos apresentam para o país. Ela indicou que tem mantido contato com os potencias investidores.