Governo garante disponibilidade de voos da lam na quadra festiva

A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) está à procura de alternativas para garantir que não falte voos durante a quadra festiva, face às avarias verificadas há dias, nas suas aeronaves.

Dezembro 8, 2022 - 15:29
 0

Amilton Alissone, vice-ministro dos Transportes e Comunicações, partilhou esta informação no fim da sessão do Conselho de Ministros, na terça-feira (06).


“Neste momento, está a ser desenhado um plano para atender e mitigar a situação, pelo menos durante a quadra festiva, para que os utentes não tenham problema de se transportar a nível nacional e internacional”, disse o governante, citado pelo “Notícias”.


No entanto, o Governo já está a fazer a selecção das opções a partir dos estudos desenvolvidos pelo Banco Mundial para se definir o melhor para a gestão da companhia.


Referiu que não está nada decidido, porém têm decorrido reuniões e a partir do primeiro trimestre do próximo ano, o Governo estará em melhores condições de decidir o caminho a ser seguido em relação à companhia.

“Ainda não temos clareza do que deve ser feito, se a empresa vai ou não à privatização”, disse.

Na segunda-feira (05) uma avaria de quatro aeronaves originou a remarcação de voos, o que prejudicou vários passageiros.


Mais de 100 passageiros de Maputo, a capital, com destino para as cidades centrais da Beira, Chimoio, Tete e Quelimane e nortenha de Pemba viram-se impedidos de seguir a viagem.


Uma fonte próxima da empresa revelou ao “O País” que todos os três aviões Q400 e o Boing pertencentes à LAM estão avariados, há algum tempo, sendo que o único avião que fazia voos é um CRJ alugado na vizinha África do Sul e um Embraer 145 da companhia Moçambique Expresso, MEX.