Grécia entra na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado
As forças militares gregas iniciarão operações em Moçambique, na província de Cabo Delgado, a partir de 1 de Setembro, num desdobramento destinado a auxiliar o país no combate ao terrorismo nos distritos desta região.
A Grécia integrará a Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM Moçambique), como parte de um esforço mais amplo de intensificação do seu envolvimento em operações militares internacionais.
Comandos das forças armadas helénicas, especificamente do Comando de Guerra Especial, desempenharão papéis cruciais nesta missão, que se estenderá até 30 de Junho de 2026.
Este envolvimento marca uma expansão dos esforços militares da União Europeia em Moçambique, após o Conselho Europeu ter decidido, em Maio passado, prolongar a missão e aumentar o seu orçamento para 14 milhões de euros.
Originalmente concebida como uma missão de treino (Missão de Treino da União Europeia em Moçambique - EUTM), a missão foi recentemente ampliada para uma operação de assistência militar mais abrangente, visando responder à evolução da situação de segurança em Cabo Delgado.
O contingente militar grego, em colaboração com outras forças europeias, fornecerá aconselhamento, orientação e treino especializado às unidades da Força de Reacção Rápida (QRF) de Moçambique.
Em 2022, a União Europeia aumentou o seu apoio às forças armadas moçambicanas com um financiamento adicional de 45 milhões de euros, abrangendo equipamentos, suprimentos e treino, elevando o suporte total do Fundo Europeu de Defesa para Moçambique a 89 milhões de euros.
A Grécia, que tem estado activa em Moçambique desde 2021, é um dos nove estados membros da UE que contribuem para os esforços de estabilização na província de Cabo Delgado, uma região afectada por conflitos.
O envolvimento dos comandos gregos nesta missão reforçada sublinha o interesse estratégico da Grécia em desempenhar um papel mais proeminente em operações militares globais, fortalecendo assim a sua presença e influência no cenário internacional.
A missão EUTM, que tem vindo a treinar pessoal militar moçambicano desde a sua implementação, concluiu em Março de 2022 o treino de duas companhias militares moçambicanas, provenientes das formações do Exército e da Marinha, demonstrando o compromisso contínuo da União Europeia em apoiar a segurança e a estabilidade em Moçambique.