Matalana transformado em "refúgio de bandidos e palco de 1 de junho"
Na verdade, o Centro de Instrução básica além de acolher crianças tem sido refúgio de vários actores criminais, estes que aproveitam as lacunas e pagam para se formarem, posteriormente para facilitarem os assaltos e circulação de drogas no país
As recentes formações da Matalane evidenciam alto índice de corrupção, conforme revelam as recentes graduações devido ao elevado número de crianças cujo na retórica política «são tidas como guardiões da pátria» enquanto na realidade são os guardiões dos interesses políticos.
Na verdade, o Centro de Instrução básica além de acolher crianças tem sido refúgio de vários actores criminais, estes que aproveitam as lacunas e pagam para se formarem, posteriormente para facilitarem os assaltos e circulação de drogas no país, se não vejamos os seguintes pontos:
Primeiro, há lacunas a nível da selecção e recrutamento. A respectiva instrução não é excepção, ela é pobre, desprovida aparentemente de ferramentas para promover objectividade, ética, credibilidade e posteriormente incutir profissionalismo que é fundamental.
Segundo, assistimos crianças nas fileiras supostamente a serem condecoradas como polícias, num processo que anteriormente era rígido e requisitos minimamente exigidos eram, altura e estado físico adequado, embora que, nos graduados em causa, os aspectos em menção constituem ausência.
Há, ainda, a entrada de pessoas de conduta duvidosa, estes que já praticaram vários tipos de crimes além de já terem sido presos inúmeras vezes. Contudo, a admissão desses tem sido frequente nos últimos dias, será que é possível um ladrão prender outro?
Hoje o polícia é mal visto, muito menos respeitado, a pergunta que sempre me aparece é, será que há centros de instrução da polícia em Moçambique, ou supostamente lugares para venderem vagas? Mesmo assim, há necessidade de formarmos acima de 11 mil policiais num país como nosso que ainda atravessa desafios em diversas áreas como saúde e educação?
Entretanto, penso que a questão da segurança a nível nacional não só pode ser garantida pelo policiamento, há necessidade de se pensar noutras áreas se não todos acabemos sendo polícias e no final roubar a sociedade.