Renda e empoderamento no foco de Mondlane em Lago
Em mais um dia de campanha eleitoral, o candidato presidencial do partido PODEMOS, Venâncio Mondlane, assegurou hoje no distrito de Lago, na província de Niassa, que pretende intensificar o desenvolvimento do turismo, bem como dos recursos florestais e minerais, com o objectivo de promover o progresso económico da região.
Mondlane comprometeu-se a fomentar projectos que gerem renda para a população local, destacando também o empoderamento da mulher e a organização do sector informal. Além disso, reafirmou a necessidade de despartidarizar o Estado, garantindo que todos os moçambicanos tenham igual acesso às oportunidades.
“As comunidades da Reserva Nacional do Niassa, particularmente em Manhamba, devem beneficiar de uma parte das receitas geradas pela zona de conservação,” sublinhou o candidato, referindo-se à importância de partilhar os lucros provenientes dos recursos naturais com as populações locais. Mondlane também expressou preocupação com o conflito entre homem e animal na região, defendendo que a protecção dos habitantes deve ser uma prioridade, sem negligenciar a protecção dos animais.
Na sua intervenção, Venâncio Mondlane reiterou a importância de esboçar programas que incluam projectos de geração de renda, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população. Ontem, o candidato esteve em Marrupa, onde prometeu intensificar os projectos de jovens na exploração de ouro.
Hoje, a campanha foi marcada por um incidente envolvendo uma colisão entre as multidões partidárias do PODEMOS e da FRELIMO no posto administrativo de Mandeze.
Mondlane continua a sua campanha no norte do país, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento regional e a promoção de projectos que beneficiem directamente as comunidades.