TotalEnergies aguarda milhões dos EUA para retomar GNL em Moçambique

A TotalEnergies aguarda a aprovação de um financiamento na ordem dos 4,7 mil milhões de dólares por parte do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) para retomar o projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL) em Moçambique, avaliado em 20 mil milhões de dólares. De acordo com informações avançadas pela *Reuters*, o CEO da empresa, Patrick Pouyanne, espera que a aprovação seja concedida nas próximas semanas, seguindo-se outras agências de crédito nos meses subsequentes.

Fevereiro 6, 2025 - 12:01
Abril 25, 2025 - 10:47
 0
TotalEnergies aguarda milhões dos EUA para retomar GNL em Moçambique

O financiamento norte-americano é considerado fundamental para o levantamento da declaração de força maior que tem paralisado o projecto desde 2021, devido à instabilidade que assola a província de Cabo Delgado. Em paralelo, a TotalEnergies também espera a reaprovação de empréstimos de agências de crédito à exportação do Reino Unido e dos Países Baixos. O Reino Unido, que se comprometera inicialmente com um montante entre 800 milhões e 1 mil milhões de dólares, está a avaliar a possibilidade legal de se retirar do projecto, apesar de já ter assinado um contrato de financiamento.

Segundo Pouyanne, a incerteza gerada por essas pendências atrasou significativamente o calendário de conclusão, que agora aponta para 2029-2030, contrastando com a previsão inicial de 2027. A empresa declarou força maior em 2021, altura em que suspendeu as operações no terreno antes de receber qualquer desembolso dos empréstimos previamente aprovados.

Para a TotalEnergies, a aprovação destes financiamentos é essencial para a viabilização do projecto, visto que a insegurança na região foi uma das principais razões para a interrupção dos trabalhos. Apesar dos desafios, a companhia mantém o compromisso de avançar com o plano de extracção e liquefacção de gás natural, dependendo, para tal, da confirmação dos seus parceiros financeiros.