Cabo Delgado: Ruanda intensifica ataques contra terroristas

O Comandante das Forças de Segurança do Ruanda (RSF), Major-General Emmy K. Ruvusha, anunciou que as suas tropas irão intensificar as operações ofensivas contra os grupos terroristas nas áreas sob sua responsabilidade, com o objectivo de reduzir a liberdade de acção dos insurgentes no norte de Moçambique. A declaração foi feita na passada terça-feira, 01 de Outubro, durante uma reunião de coordenação de operações realizada em Pemba, capital da província de Cabo Delgado.

Outubro 3, 2024 - 09:51
Outubro 11, 2024 - 15:28
 0
Cabo Delgado: Ruanda intensifica ataques contra terroristas
Tropa ruandesa

A reunião contou com a presença de representantes das Forças Armadas de Moçambique e da Força Bilateral da Tanzânia, entre outros intervenientes envolvidos no combate ao terrorismo na região. "Ele (Ruvusha) assegurou aos participantes que as RSF continuarão a intensificar as operações ofensivas contra os terroristas nas áreas de responsabilidade para lhes negar liberdade de acção," de acordo com uma publicação das Forças de Defesa de Ruanda (RDF) na plataforma X (anteriormente Twitter).

Este anúncio ocorre na sequência de uma reunião de alto nível realizada a 27 de Setembro entre o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Moçambique, Almirante Joaquim Mangrasse, e o Major-General Ruvusha. O encontro visou avaliar os esforços conjuntos para restaurar a paz e a estabilidade na região, tendo contado também com a presença de uma delegação das Forças Armadas de Moçambique e da Força Bilateral da Tanzânia.

A decisão de intensificar as operações está também relacionada com o envolvimento crescente de empresas de segurança ligadas ao governo ruandês na protecção de activos estratégicos, como o projecto de gás natural liquefeito (GNL) da TotalEnergies em Cabo Delgado, avaliado em 20 mil milhões de dólares. O Ruanda tem expandido a sua actividade comercial em Moçambique desde que as suas forças ajudaram a combater a insurgência islamista na região, iniciada há cerca de três anos.

O Major-General Emmy Ruvusha assumiu recentemente o comando da Força de Segurança do Ruanda em Cabo Delgado, sucedendo ao Major-General Alex Kagame, cuja missão terminou no final de Agosto. Ruvusha assumiu oficialmente o comando a 7 de Setembro, após um ataque insurgente em Mocímboa da Praia que resultou numa emboscada às forças ruandesas.

Desde a chegada das tropas ruandesas a Cabo Delgado em Julho de 2021, a pedido do governo moçambicano, as operações conjuntas entre as forças ruandesas e moçambicanas resultaram na expulsão de insurgentes em várias zonas da província. Esta intervenção permitiu o regresso de mais de 250.000 deslocados às suas casas e a retoma das actividades económicas em distritos como Palma e Mocímboa da Praia, afectados por ataques desde 2017.