Câmara de Comércio defende maior cooperação entre empresários moçambicanos e japoneses

O Presidente da Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), Álvaro Massingue, defende a identificação de áreas de cooperação entre o empresariado moçambicano e japonês a fim de se estabelecer mecanismos que conduzam a mais projectos de desenvolvimento.

Maio 4, 2023 - 15:57
 0
Câmara de Comércio defende maior cooperação entre empresários moçambicanos e japoneses
CCM

Massingue expôs o posicionamento na terça-feira (02), na cidade de Maputo, numa entrevista concedida a jornalistas, durante o seminário de investimento entre Moçambique e Japão, um evento com o objectivo de reforçar as relações de cooperação e explorar as oportunidades de investimento e negócio.

 

Massingue assegurou que as empresas nacionais estão cheias de projectos, porém enfrentam falta de financiamento razão pela qual os dois países devem trabalhar juntos.

 

“Em Moçambique, as empresas tem carência de financiamento para viabilizar os seus projectos. Existem projectos na agricultura, na área da indústria [mas] agora é momento de os empresários [moçambicanos] aproveitarem a presença dos empresários japoneses para apresentar aquilo que são os seus projectos,” disse.

 

Massingue afirmou que para além do sector de Energia, o Japão pretende investir em projectos ligados a agricultura e áreas afins.

 

“O Japão, para além do interesse que tem na indústria do petróleo e gás, está interessado em investir noutras áreas como a mecanização agrícola,” referiu.

 

A fonte afirmou que existem “vários pacotes [de investimento] disponíveis”, faltando apenas a discussão por ambas partes de modo a definir-se as áreas de trabalho.

 

O fórum contou com a participação dos ministros da Indústria e Comércio de Moçambique, Silvino Moreno, de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kenji Yamadam, empresários dos dois países, sector público, entre outros.

(AIM)