Moçambique e Malawi reforçam políticas de defesa e segurança

Moçambique e Malawi estão ontem (14) até sexta-feira (17) em mais uma sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança com foco para os novos desafios que emergem na sequência do terrorismo que ameaça o bem-estar dos dois Estados e povos membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Junho 15, 2022 - 21:04
 0
Moçambique e Malawi reforçam políticas de defesa e segurança
Ministério da Defesa Nacional (MDN)

Maputo, 14 Jun (AIM) - Moçambique e Malawi estão ontem (14) até sexta-feira (17) em mais uma sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança com foco para os novos desafios que emergem na sequência do terrorismo que ameaça o bem-estar dos dois Estados e povos membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

 
Com efeito, os dois países têm nesta XVI Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança que decorre em Maputo, a capital moçambicana, oportunidade de discutir e identificar novas estratégias de actuação na componente segurança.


O secretário permanente do Ministério da Defesa Nacional (MDN), Casimiro Mueio, disse, na abertura do evento, que o contexto de segurança nacional, caracterizado pela transnacionalidade, exige uma resposta colectiva e oportuna dos Estados, tanto a nível regional como mundial.


Essa resposta, segundo Mueio, implica o realinhamento das prioridades estratégicas de segurança e defesa, com vista a consolidar o complexo de segurança regional baseado nas parcerias bilaterais.


″O sector de defesa e segurança deve prestar atenção a protecção das infra-estruturas para garantir a atracção do investimento nacional e estrangeiro e reforçar o sector produtivo dos dois países”, disse.


Vincou que a medida visa permitir que ambos enfrentem os efeitos negativos causados também pelos conflitos internacionais, “como é o caso do conflito Rússia/Ucrânia, cujas consequências afectam as nossas economias domésticas″.


Explicou que a Comissão Conjunta de Defesa e Segurança é um fórum que permite tratar de forma aberta, transparente e abrangentes questões do sector de defesa dos dois países.


″É inegável que a cooperação bilateral desempenha um papel fundamental no processo de afirmação da estabilidade dos Estados como actores globais, e que a mesma se desenvolve através de passos prudentes e sólidos, devendo criar instituições que dispõem de um conjunto de forças com credibilidade para intervir rapidamente em situações de crise, sempre numa base de complementaridade″, salientou Casimiro Mueio.


Por sua vez, a secretária permanente do Ministério da Segurança Interna do Malawi, Erica Maganga, descreveu o evento como oportunidade para o diálogo e interacção entre os sectores de defesa dos dois Estados e que permite passar em revista matérias afins.


“O encontro é muito importante para os nossos dois países pois podemos interagir sobre matérias atinentes a defesa e segurança dos nossos Estados. Esperamos também produzir resoluções sobre os desafios que enfrentamos em comum″, frisou.