Polícia de trânsito vira cobrador
Às vezes param viaturas com a problemática já definida de como irão extorquir os fundos, sempre que um motorista parar mesmo exigindo carta de condução, às vezes a ser apresentado, de seguida inventam desculpas ligadas à velocidade.
Os condutores de veículos automóveis sentem-se ameaçados em andar pelas estradas devido às cobranças ilícitas protagonizadas pelos agentes da polícia de trânsito. Estes sempre interpelam viaturas que não tendem a certificar se o carro é legal ou a pessoa que o conduz está habilitado. Às vezes param viaturas com a problemática já definida de como irão extorquir os fundos, sempre que um motorista parar mesmo exigindo carta de condução, às vezes a ser apresentado, de seguida inventam desculpas ligadas à velocidade.
A dura cobrança nas estradas virou moda, sempre que um trânsito para na rodovia os motoristas já sabem que devem tirar um «valor de refresco», o que é sempre exigido pelos actores, estes que já fazem estique de altas somas, porque a cada dia naquele mercado, aliás estrada recebem valores daqueles que deveriam ser instruídos a circular bem na estrada. Sempre me questiono, que conduta é esta que a nossa polícia demonstra, visto que vê motoristas como sócio no negócio da estrada, pois embora que deveria ser ao contrário.
Hoje em dia o agente de trânsito tem mais clientes em relação aos vendedores do mercado Zimpeto, sendo que eles não são vendedores apenas mobilizadores, ainda coleccionam lucros acima do normal. Hoje em dia todo policial sonha em ser trânsito porque lá há «weys», será que o Ministro do Interior não tem visto o que seus colabores fazem em sem seu nome, que tipo de trânsito temos na estrada visto que no lugar de ser exemplar só ensina o condutor a pagar altas taxas.
A corrupção a nível dos agentes da polícia é maior que os princípios que lhes orientam, porque sempre que estão nas ruas a única finalidade é recolher dinheiro, razão pela qual há acidentes de forma massiva nas estradas porque quando o motorista não tem dinheiro da estrada sempre opta por fugir dos sócios aliás policias de transito? As estradas boas no indico é o choro do povo e alegria dos cobradores alias policias de transito, porque estes se consideram donos da estrada não querem saber se o de condutor esta legal ou não, sendo obrigam sempre a tirar o maldito montante de refresco. Até quando que vão nos roubar, ou digam logo que já há imposto da estrada embora existam portagens, até porque aqui em Moçambique existiram antes do povo saber, o «senhor trânsito colector de imposto».