Sasol descobre mais gás em Inhassoro

O Instituto Nacional moçambicano de Petróleo (INP) anunciou semana finda a descoberta de gás natural no poço de pesquisa Bonito-1, realizado na Área PT5-C da Bacia de Moçambique, localizado na parte sul do distrito de Inhassoro, na província meridional de Inhambane.

Maio 2, 2023 - 22:46
Maio 3, 2023 - 04:51
 0

O poço Bonito-1 é o segundo a ser perfurado na área PT5-C, pela Sasol Mozambique PT-5-C (SMPT5-C), depois do poço Dourado-1, cujo resultado foi negativo, e enquadra-se nas obrigações contratuais do primeiro sub-período de pesquisa, acordado com as companhias investidoras.

Em comunicado, o INP indica que a SMPT5-C prosseguirá com os trabalhos de avaliação do jazigo para determinar a dimensão da descoberta, assim como a sua viabilidade comercial.


O poço foi executado entre 25 de Março e 5 de Abril e atingiu a profundidade de 1.934 metros.


O contrato de concessão para pesquisa e produção para a Área PT5-C Onshore foi celebrado a 17 de Outubro de 2018, no âmbito do quinto Concurso de Concessão de Áreas para a Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, sendo que a companhia Sasol Mozambique PT5-C detém 70 por cento de interesse participativo e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) os restantes 30 por cento.


A ENH é a entidade do Estado moçambicano responsável pela pesquisa, prospecção, produção e comercialização de produtos petrolíferos e representa o Estado nas operações petrolíferas.


A petroquímica sul-africana Sasol opera em Moçambique desde 2004. Possui uma unidade central de processamento de gás natural nos campos de Pande e Temane, na província de Inhambane. Nestes campos, o gás é transportado por gasoduto para a vizinha África do Sul, mas com pontos de abastecimento para uso industrial no país, incluindo a geração de energia eléctrica.

(AIM)