Tráfico de drogas: Rota da Namaacha aguça apetite dos barões

As zonas transfronteiriças continuam a ser minuciosamente mapeadas pelos agentes do tráfico muita das vezes em conivência com estruturas locais.

Maio 31, 2023 - 17:02
Maio 31, 2023 - 21:40
 0

Os distritos de Namaacha, Boane e Moamba, na província de Maputo, transformaram-se nos últimos tempos em locais de entrada, venda e consumo de drogas, principalmente provenientes dos países vizinhos, concretamente, no Reino de ESwatini e na vizinha República da África do Sul.

 

A situação já está atingindo níveis alarmantes, uma vez que alguns jovens residentes nestes locais já não medem esforços e nem se importam com os riscos para entrar e sair com a famosa "suazi gold", a famosa febre do momento.

 

Há dias, a nossa reportagem deparou-se com uma situação tenebrosa na região de Namaacha, quando um automobilista se usando da sua boa-fé, decidiu levar na sua viatura um cidadão aparentemente carenciado. Estranhamente, o que o cidadão não sabia era que, o seu companheiro de viagem transportava quantidades avultadas de drogas, enroladas no seu corpo com o objectivo de ir traficar na cidade de Maputo. No entanto, o que não sabiam era de que havia uma forte vasculha na saída do distrito, facto que levou a PRM a prender os ocupantes da viatura em questão.

 

Em Namaacha, por exemplo, o negócio é controlado por diferentes segmentos do poder local, dificultando de certo modo possíveis investigadores provenientes de vários locais e que tenham o objectivo de estancar o comércio de estupefacientes. A situação já atingiu níveis maiores, uma vez que vários jovens e até famílias acabam envolvendo-se no tráfico de drogas, havendo algumas que chegam a cultivar a mesmas nas suas comunidades.

De referir que o último relatório do Gabinete Central de Prevenção e Combate à Droga aponta que foi registado o aumento de cerca de 4.978 casos de pacientes com perturbações mentais por consumo de drogas, saindo dos anteriores 10.144 em 2021 para 15.122 casos em 2022. Destes, 5.435 estão em Nampula, 2.272 na cidade de Maputo e 2.111 em Manica.  Ainda na senda do problema, só em 2022, o SERNIC apreendeu 1.542 quilogramas de cannabis sativa, 154 quilogramas de heroína, 36 de cocaína e 1.579 de metanfetamina, tendo detido mais de 892 cidadãos e instaurado 1030 processos. (O. Omar)