ARA – Centro pede retirada urgente da população nas zonas ribeirinhas
A Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro), insta a população de oito distritos das províncias de Tete, Manica, Zambézia e Sofala para se retirar das zonas ribeirinhas, em face do alerta laranja devido a ocorrência de chuvas.
A decisão surge como medida de precaução para o pico da época chuvosa, que já vai no seu segundo ciclo.
No entanto, a entidade responsável gestão hidróloga na região Centro, observa que, apesar do cenário actual em que se registam chuvas fracas e moderadas, há previsão de ocorrências de chuvas fortes, daí que defende a retirada da população para evitar males maiores.
“Fizemos um apelo para a população, no geral, para a tomada de medidas de precaução, uma vez estarmos no pico da época chuvosa, embora ocorram chuvas fracas, moderadas, mas sempre vão ocorrer chuvas fortes, em alguns pontos das bacias”, explicou a entidade.
A ARA-Centro lembrou, por outro lado, que que o primeiro ciclo da época chuvosa (os primeiros três meses) foi caraterizado por temperaturas altas e baixo escoamento das bacias da região, esperando-se um cenário contrário nos próximos tempos, defendendo, por isso, a necessidade de precaução da população, que vive nas ilhas e nas margens dos rios.
TORRE