Cabo Delgado: LAM e ADM devem "pedir desculpas ao público" por faltar com a verdade no caso de tráfico de produto de vida selvagem em Pemba

Entenda porquê é que as Linhas Áreas de Moçambique (LAM) e Aeroportos de Moçambique, E.P emitiram um Comunicado de Imprensa conjunto no 29 de Maio de 2023 as pressas e faltando com a verdade ao público.

Junho 5, 2023 - 23:53
Junho 6, 2023 - 00:50
 0

A LAM é a entidade gestora da terminal de carga do Aeroporto Internacional de Pemba.

Há uma semana que a Linhas Áreas de Moçambique (LAM) e Aeroportos de Moçambique, E.P emitiram um Comunicado de Imprensa conjunto (29 de Maio de 2023) dando conta que um passageiro teria declarado mariscos no no lugar de marfim e ossos de animais selvagens no voo, Pemba-Dar-Es-Salaam, no dia 27.05.2023.

À "Zumbo FM Notícias" sabe de fontes seguras que não se trata de um passageiro, mas sim, de uma empresa e que despachou cerca de 500 quilogramas de carga especiais de caixas que supostamente eram caranguejos vivos, Lagostas disfarçadas em marfim e ossos de animais selvagens no voo Pemba-Dar-Es-Salaam cujo a carga tinha como destino final Malásia.

À nossa reportagem apurou nesta segunda-feira (05.06) que existem certos funcionários da LAM envolvidos no tráfico a partir do aeroporto de Pemba e que neste momento, foram detidos quatro pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).

O esquema de tráfico de produtos de vida selvagem e outros funcionam a partir do Aeroporto de Pemba, segundo fontes seguras da "Zumbo FM" a cerca de 12 anos.

Deste modo, questionamos, qual foi a intenção da LAM e os Aeroportos de Moçambique, E.P a emitir um Comunicado de Imprensa com um conteúdo que confundiu o público?!

Uma pesquisa que intitula-se “Convergência de Crimes de Vida Selvagem e outras Formas de Crime Organizado Transnacional na África Oriental e Sul” que foi realizada entre janeiro de 2021 e agosto de 2022 publicado em Abril do ano corrente diz que no norte de Moçambique, pedras preciosas, dinheiro, algum ouro e alguns produtos da vida selvagem (principalmente chifres de rinoceronte, pontas de Marfim e partes do corpo do leão) são enviados dos aeroportos de Pemba e Nampula.(ZUMBO FM)

Leia na íntegra o Comunicado que LAM emitiu:

REPORTADO MARISCO NO LUGAR DE PONTAS DE MARFIM

A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, S.A. e os ADM – Aeroportos de Moçambique, E.P. informam ao público que um passageiro terá declarado mariscos no lugar de marfim e ossos de animais selvagens no voo Pemba-Dar es Salaam, do último Sábado, dia 27.05.2023.

Decorrem neste momento investigações das autoridades competentes para apurar as circunstâncias em que a referida carga foi transportada.

A LAM e a ADM informam por outro lado ao público e não só para se manter vigilante contra qualquer prática criminosa que possa pôr em causa a segurança de todos e dos utentes em particular.