Detido "agente penitenciário-bandido" na cidade de Chimoio
O agente Felício até o último sábado era candidato as Forças Especiais Penitenciárias.
Está a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, um agente penitenciário que no passado sábado tentou sem sucesso assaltar um telemóvel de um cidadão com recurso a uma pistola que lhe foi atribuído para guarnecer um recluso.
Simplesmente, conhecido por Felício, o agente penitenciário que jurou bandeira a três anos, veio a manchar a corporação no passado sábado, dia 3 de junho de 2023. Quando encontrava-se a guarnecer um recluso doente que estava internado no Hospital Provincial de Chimoio (HPC), entretanto, à "Integrity" soube que o agente penitenciário após notar que o recluso ora internado perdeu a vida e como mandam as regras dos Serviços Penitenciários, o guarda tinha que participar o caso e entregar a arma de fogo, uma regra de conduta que foi quebrada pelo agente, que para além de não reportar à morte do recluso levou a pistola de marca "Norinco" que lhe foi alocada e dirigiu-se ao bairro 3 de Fevereiro, onde tentou assaltar um cidadão, tendo caído nas malhas da polícia.
Para o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, Mateus Mindú, disse que a captura do agente penitenciário-assaltante é mais uma acção policial que visa esclarecer vários casos relacionados com assaltos à mão armada.
Um breve historial sobre "agente penitenciário Felício"
Segundo apuramos, o agente penitenciário Felício, após a formação foi afecto a penitenciária agrícola da região centro do país, vulgo, "Cabeça de Velho" e lá, logo nos primeiros momentos começou a mostrar uma má-conduta, no entanto, na companhia de um colega que já esteve detido por tentativa de sequestro, introduziam drogas diversas disfarçadas nos take away, contendo peixe e molho de tomate para o consumo de reclusos na penitenciária e roubava telemóveis de colegas e quando foi advertido pelo seu chefe do turno, o mesmo, simplesmente disse "você anda atrás de mim, por isso, quero mudar de turno", pedido aceite, mas os dias não tardaram hoje caiu nas malhas da polícia.
O agente Felício até o último sábado era candidato as Forças Especiais Penitenciárias. De salientar que nos últimos tempos tem sido apanágio na cidade de Chimoio, agentes penitenciários estarem envolvidos em problemas do gênero.