Empresariado de Dubai interessado em impulsionar investimentos em Moçambique
Os empresários dos Emirados Árabes Unidos (EAU) manifestaram em Dubai, o seu interesse em impulsionar os investimentos em curso em Moçambique.
O facto foi avançado pelo ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, num breve contacto estabelecido com os jornalistas nos EAU.
Magala é um dos membros da comitiva do Presidente da República, Filipe Nyusi, que domingo iniciou uma visita de quatro dias aos EAU.
“Os Emirados mostram muito grande interesse em fazer parcerias e investir em Moçambique em muitos domínios. Isto é muito agradável de ver acontecer; eu penso que há uma confiança nas reformas estruturais macro-económicas que estão a acontecer em Moçambique”, disse.
As reformas macro-económicas a que Magala se refere estão inseridas no Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) anunciadas por Nyusi, em Agosto último, que deverão servir de estímulo da economia moçambicana.
O PAE é uma das ferramentas que podem contribuir para a aceleração novos investimentos entre Moçambique e outros países, incluindo os EAU.
As medidas incluem a redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de actuais 17 por cento para 16 por cento, redução do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC), de 32 por cento para 10 por cento nos sectores de agricultura, aquacultura, e transportes urbanos, facilitação de vistos de entrada, entre outras.
Nesta segunda-feira, Nyusi também manteve conversações com o seu homólogo e Emir de Abu Dhabi, Sheik Muhammad bin Zayed Al-Nahyan.
A visita do Chefe do Estado inscreve-se no quadro da consolidação e aprofundamento das relações de amizade e cooperação existentes entre Moçambique e os EAU, nos domínios bilateral e internacional e constitui uma oportunidade para os dois países definirem estratégias para o reforço das relações políticas, económicas e empresariais.
A Primeira-dama, Isaura Nyusi, que também acompanha o Chefe de Estado deverá participar no Seminário de Liderança.
Na ocasião, a Primeira-Dama será distinguida com a Outorga do título de Doutor Honoris Causa, pela London Graduate School, em colaboração com a Commonwealth University, como reconhecimento da sua liderança em diversas áreas sociais.
A visita surge em resposta ao convite formulado por Sheik Muhammad bin Zayed Al-Nahyan.