Polícia apreende camião cisterna com mais de 80 imigrantes ilegais
A Polícia da República de Moçambique (PRM), a nível da província de Manica, centro do país, neutralizou, sábado (22), um camião cisterna que transportava mais de 80 cidadãos de diversas nacionalidades que entraram ilegalmente no território nacional.
Presume-se que os cidadãos em causa tenham entrado através das fronteiras da província de Tete, também no centro do país.
O camião cisterna seguia para o porto da Beira, província central de Sofala.
Do total dos imigrantes, nove são mulheres. Maior parte do grupo é de nacionalidade malawiana.
Os mesmos foram neutralizados por volta das 11 horas locais na Estrada Nacional Número Sete (EN7), no controlo policial localizado na zona de Bunga, distrito de Guro, província de Manica.
Informações em poder da AIM indicam que o camião, por sinal de transporte de combustível, foi interceptado depois de atravessar o rio Luenha, que faz limite entre as províncias de Tete e Manica.
A polícia, que se encontra posicionada no cruzamento de Bunga, mandou parar o camião e começou a fazer o seu trabalho normal de revista. Enquanto decorria a revista, um dos indivíduos que se encontrava no interior do tanque espreitou para se aperceber da situação quando foi visto pela população.
Numa altura em que o camião já seguia a marcha, a população comunicou a polícia que imediatamente encetou perseguição. Quando o motorista se apercebeu da presença dos homens da lei e ordem, levou os documentos e colocou-se em fuga.
Neste momento, a PRM e as autoridades de Migração trabalham para neutralizar o motorista do camião que deverá ser responsabilizado criminalmente.
A EN7 tem sido a mais preferida por imigrantes que entram ilegalmente em Moçambique, através das fronteiras da província de Tete, muitos do quais com destino a África do Sul.
Só este ano, mais de mil imigrantes ilegais foram retidos pelas autoridades de Migração na província de Manica.
As neutralizações ocorreram nas estradas EN7 e EN1.
Sobre a operação de Bunga, as autoridades de migração em Manica prometem falar sobre o assunto segunda-feira em conferência de imprensa destinada ao balanço sobre os acontecimentos do fim-de-semana.