"Possível candidatura à PR": Armando Guebuza "ovacionado" em plena festa de casamento do filho do 1º secretário provincial da Frelimo em Maputo
Era para ter sido um dia de celebração matrimonial apenas, mas acabou sendo mais que isso para os mais de 500 convidados do evento que paralisou a cidade da Matola, na província de Maputo, no último sábado (27.05).
Em causa está o pedido dos participantes da festa para que o antigo estadista de Moçambique, Armando Emílio Guebuza volte a candidatar-se à presidência da República no ciclo eleitoral em curso.
Conforme constatamos no dia do casamento do filho do 1º secretário provincial da Frelimo na província de Maputo e da filha de um juiz conselheiro do Tribunal Administrativo. No evento que contou com a presença do Governador da província de Maputo, Júlio Parruque e actuações de vários músicos de renome nacional e internacional como Mr. Bow, Liloca, Wazimbo e os demais, foi notória a euforia dos participantes assim que Armando Emílio Guebuza e seus 24 guardas de segurança se fizeram presentes no recinto da Folha Verde.
Todos gritavam "volta a concorrer, nosso presidente". Um cenário totalmente espectacular que por alguns minutos aparentava ser um evento de anúncio de candidatura do então presidente da República, Armando Emílio Guebuza. Entretanto, mesmo com toda euforia, Guebuza manteve-se sereno e calmo apenas levantando a sua mão e agradecendo pelo gesto dos participantes.
De salientar que não é a primeira vez que acontece algo de género, há dias atras, na Ilha de Moçambique, na província de Nampula aquando da inauguração da praça Marcelino dos Santos, os camaradas presentes pediram que Armando Guebuza volte a candidatar-se à presidência da República com vista a tirar o País do marasmo governativo em que se encontra mergulhado nos últimos anos. Na Ilha de Moçambique, as pessoas o apelidaram de "Nosso Lula da Silva".
Diante deste movimento que aos poucos vai crescendo, será que o antigo estadista voltará a candidatar-se? Ou irá endossar uma outra figura? (Omardine Omar)