PR confirma ataques em Nampula
O Presidente da República, Filipe Nyusi, confirmou ataques de terroristas, de dois dias, em algumas aldeias dos distritos de Eráti e Memba, na província de Nampula
Como consequência dos ataques, seis cidadãos foram decapitados, para além de três sequestrados.
Segundo Nyusi, os terroristas incendiaram, igualmente, dezenas de casas e puseram-se em fuga, sendo que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estão no seu encalço.
O Chefe de Estado moçambicano falava, ontem, nas cerimónias centrais de 7 de Setembro, Dia da Vitória.
″Nos últimos, dias os terroristas desceram para a província de Nampula, onde tentam recrutar novos membros para as suas fileiras, mas não tendo ainda logrado sucesso na transferência desses jovens, eis a razão de muito nervosismo, pois estão a ser seguidos. E nesse percurso sem sucesso, quando não conseguem levar os jovens que recrutaram, atacaram a partir do dia 27 de Agosto passado até esta terça-feira as aldeias no distrito de Ancuabe, Chiure e outras em Nampula″, disse.
Segundo Nyusi, a fragilidade de algumas pessoas tem permitido a ocorrência de actos de puro oportunismo em algumas aldeias onde jovens locais incendiaram 13 casas e puseram-se em fuga.
″Portanto, esses jovens são ladrões, oportunistas e criminosos a caminho do terrorismo, aproveitam-se do momento em que a população está com medo e queimam as residências fazendo com que as populações fujam e depois eles ficam a roubar ″, salientou.
Um elemento deste grupo, acrescentou, foi capturado e denunciou o infortúnio que facilitou a captura de mais seus comparsas totalizando cinco neste momento, e todos confessos.
Assegurou que as FDS continuam comprometidas para a nobre tarefa de defesa da integridade territorial e que tudo fará, com a ajuda dos seus parceiros, para o rápido restabelecimento de paz e segurança.
´Portanto, aquilo que tenho dito sempre, o inimigo não tem fronteiras e, normalmente, onde eles recrutam fazem a questão de que os jovens têm que ir iniciar a batalha, queimando a casa dos país para parecer corajoso e bravo″, afirmou.
Entretanto, como resultado de perseguição sem tréguas ao inimigo e aliado ao trabalho de acção psicológica na área de operações, o governo testemunhou a rendição de mais de 40 terroristas às autoridades nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia e Nangade, na província de Cabo Delgado.
Explicou que os terroristas estão a colaborar com as autoridades, prestando informação valiosas que permite a localização das suas bases.
Por isso, Nyusi voltou a apelar aos terroristas a se entregarem às autoridades e igualmente exortou aos jovens para não aderirem aos grupos terroristas, ao mesmo tempo que pediu à população a denunciar movimentos de pessoas suspeitas nas aldeias.
″Voltamos a apelar para que se entreguem, pois ficarao fora do perigo e vamos trata-lo como nosso compatriota, que se entreguem porque a pista já está conhecida e estamos a ir ao encontro deles″, exortou.