Roque Silva nomeado como Administrador não-Executivo da HCB
Depois de um tempo afastado dos media, na sequência da sua renúncia como Secretário-Geral da Frelimo, Roque Silva está a ser resgatado num processo de restauração da sua dignidade.
Roque Silva, que até Maio último ocupava o cargo de Secretário-Geral da Frelimo, foi recentemente apresentado como novo administrador não-executivo da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB).
A HCB é uma empresa pública cujo conselho de administração é dirigido por Tomás Matola desde Maio de 2023. Foi este conselho de administração que apresentou Roque Silva aos colaboradores como administrador não-executivo.
Segundo informações obtidas por uma fonte segura na HCB, Roque Silva entra na empresa para ocupar a posição deixada vaga por Manuel Tomé, falecido em Março último.
A TORRE.News contactou a Hidroeléctrica de Cahora Bassa para obter esclarecimentos, mas a empresa remeteu-nos ao Instituto de Gestão de Participações do Estado (IGEPE), alegando que esta entidade poderia fornecer melhores esclarecimentos sobre os contornos do assunto.
Contudo, a TORRE.News soube, através da mesma fonte, que é ao IGEPE, órgão do Governo, que compete indicar os administradores da empresa. Portanto, apenas este órgão poderia explicar os motivos que levaram à indicação de Roque Silva para assumir a posição de administrador não-executivo.
O IGEPE é uma instituição cuja maior parte das empresas do estado sob a sua gestão estão tecnicamente falidas, por motivos que variam entre má gestão e, sobretudo, interferência do poder político na tomada de decisões.
Roque Silva renunciou ao cargo de Secretário-Geral da Frelimo e abandonou a Comissão Política do partido após não ter conseguido votos suficientes, a nível interno, para sustentar a sua candidatura às eleições presidenciais de 09 de Outubro.