Solução à vista para congestionamento de camiões NA N4

O problema do congestionamento rodoviário que se regista na estrada N4, que liga a capital moçambicana a vizinha África do Sul, poderá ter dias contados com a construção, para breve, de um parque com capacidade para acomodar mais de 400 camiões no porto da Matola, província de Maputo.

Novembro 23, 2022 - 13:54
 0

O facto foi anunciado segunda-feira (21) pelo vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, no término de uma visita de trabalho realizada àquela infra-estrutura de transporte.


Alissone trabalhou no Porto da Matola para se inteirar do funcionamento da infra-estrutura, particularmente no tocante a gestão do tráfego de camiões que demandam o porto para o carregamento de combustíveis e descarregamento de minérios provenientes da África do Sul.

“No final da visita, o vice-ministro disse estar em implementação um pacote de medidas para melhorar a gestão do acesso ao porto, bem como o descongestionamento da N4 e da Estrada Velha que têm vindo a registar alguns congestionamentos, em parte, por conta do tráfego para o Porto da Matola”, lê-se num comunicado de imprensa do Ministério dos Transportes e Comunicações enviado hoje à AIM.


Anunciou ainda que já foi constituída uma equipe técnica que deverá apresentar propostas concretas para melhor enquadramento das preocupações colocadas pela Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), sobre as taxas cobradas para o acesso ao recinto portuário.


Durante a visita Alissone fazia-se acompanhar pelo presidente da FEMATRO e dirigentes das associações de transporte de carga, quadros do Ministério dos Transportes e Comunicações, da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e outros intervenientes no manuseamento e transporte de carga no Porto da Matola.