ÚLTIMA HORA: Ministério Público obriga LAM a permitir a presença do SERNIC no Aeroporto Internacional de Pemba
Há vários anos que o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) na província de Cabo Delgado, não tinha acesso directo do aeroporto internacional de Pemba, particularmente na terminal de cargas por muitas restrições que a empresa impunha.
Recentemente, o Aeroporto de Pemba recusava que o SERNIC tivesse acesso ao Terminal de Cargas das Linhas Áreas de Moçambique (LAM) em Pemba e até mesmo dos aviões para assegurar a transparência e segurança ao nível daquele importante local.
Porém, a decisão do SERNIC passar a estar posicionado no aeroporto não surge por acaso, mas sim, foi o Ministério Público que determinou e obrigou à LAM em Pemba para que permitisse que os investigadores criminais tivessem acesso ao Aeroporto.
Segundo apurou à “Zumbo FM Notícias” de fontes seguras, o SERNIC já está a supervisionar todas as cargas que entram e saem a partir do Aeroporto Internacional de Pemba, mas para tal, houve uma intervenção do Ministério Público.
“Havia muita complicação, não nos deixavam ter acesso à terminal de cargas, a restrição, mas dentro de dias o Ministério Público vai se reunir para impor essa decisão” - esclareceu a fonte segura da “Zumbo FM Notícias”.
De acordo com a fonte, a permissão para que o SERNIC trabalhasse no Aeroporto Internacional de Pemba, surge como uma forma de realizar vistorias, como forma de evitar que escândalos similares que abalaram a LAM recentemente, não voltem a acontecer.
Por: Saide Issa Braz