Mais de 25 países exploram oportunidades de negócios de minas e energia em Moçambique
Mais de 25 países e perto de 300 peritos e profissionais da indústria extractiva procuram no final deste mês, na cidade de Maputo, trabalhar em rede, com vista a explorar oportunidades de negócios e investimento neste sector no mercado moçambicano.
Para o efeito, está agendada para os dias 26 a 27 de Abril corrente a realização da 9.ª Conferência e Exposição de Minas e Energia de Moçambique (MMEC), que irá decorrer sob o lema “Utilização dos Recursos Naturais de Moçambique para o Desenvolvimento Económico Transformacional e Sustentável”.
O evento é organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), através da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), em parceria com a AME Moçambique e a AME Trade UK.
Para as empresas ligadas a este sector, o evento apresenta uma oportunidade de demonstrar o compromisso de fazer negócios em Moçambique, conhecer o progresso de vários projectos, políticas e iniciativas estratégicas para esta área, ligar-se com as partes interessadas regionais e globais, enquanto mostra o sucesso e a oferta da sua empresa.
A propósito do evento, segundo o “Notícias”, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, comentou recentemente que Moçambique é actualmente um país exportador de GNL, estando em vias de aumentar a sua utilização doméstica para a industrialização nacional, bem como para a produção de energia.
Segundo Carlos Zacarias, há um aumento do interesse na exploração de minerais de transição energética, tais como grafite, lítio e outros que se apresentam com grande potencial no mercado.
“Acreditamos firmemente que os recursos minerais e o sector energético oferecem uma oportunidade única para acelerar o desenvolvimento económico nacional, regional e mundial, e é por isso que, neste evento, contamos com a presença de todos”, disse.
Por seu turno, Daud Jamal, representante da AME Moçambique, disse que a instituição acredita no apoio às empresas locais e na criação de um campo de acção uniforme no sector.
“Através da MMEC, não só promovemos o investimento e o desenvolvimento económico, mas também contribuímos para a economia local, criando empregos e apoiando vários fornecedores. Orgulhamo-nos de fazer parte do evento mais antigo em Moçambique e reiteramos os nossos esforços no sentido de conduzir uma mudança positiva”.
A AME Trade é um evento negócio-para-negócio que fornece informações práticas vitais para empresas que procuram diversificar e realinhar as suas estratégias de negócios, com vista a acompanhar as tendências globais em rápida evolução.