Médicos aventam reiniciar à 3ª greve nacional nos próximos dias

Associação Médica de Moçambique (AMM), chamou à imprensa ontem, em Maputo, para anunciar que na sexta-feira (09.06) irão revelar quando darão continuidade com a 3ª greve nacional dos médicos.

Junho 8, 2023 - 17:00
 0

Associação Médica de Moçambique (AMM), chamou à imprensa ontem, em Maputo, para anunciar que na sexta-feira (09.06) irão revelar quando darão continuidade com a 3ª greve nacional dos médicos. Segundo Milton Tatia, Presidente da AMM, o governo não está a cumprir com o acordado nas negociações havidas em finais do ano passado e princípio de 2023.

 

Milton Tatia avançou que "os salários recebidos em maio, por exemplo, foram reduziram drasticamente comparativamente ao mês de abril e ninguém sabe explicar o que esta acontecer". Um outro problema levantado pelo Presidente da AMM, foi que "alguns hospitais já não estão a atender urgências, tudo porque os médicos não estão a receber horas extras."

 

"Neste momento, os médicos do Hospital Provincial da Matola (HPM) só trabalham até às 15 horas e depois já não atendem nenhum paciente e a situação passara a verificar-se a partir do dia 11 de junho no Hospital Central da Beira (HCB), alastrando-se deste modo para outros locais", explicou Milton Tatia.

 

Entretanto, conforme avançou Napoleão Viola, porta-voz da AMM, o governo não está a honrar com os 14 pontos do caderno reivindicativo apresentado aquando do anúncio da 3ª greve nacional. Não se tendo verificado por exemplo, o melhoramento das condições de trabalho que à classe exige e a falta de honestidade dos interlocutores do governo que até o mês de fevereiro do presente ano, acreditava-se terem encontrado os pontos de convergência. (O. Omar)