Tráfico de armas: Apreendidos em Manica vários materiais bélicos com tecnologia de ponta

O material bélico estava na posse de um cidadão de nacionalidade portuguesa e zimbabueana, supostamente residentes no bairro Trangapasso, na cidade de Chimoio, província de Manica.

Junho 1, 2023 - 20:00
Junho 1, 2023 - 20:20
 0

O material bélico estava na posse de um cidadão de nacionalidade portuguesa e zimbabueana, supostamente residentes no bairro Trangapasso, na cidade de Chimoio, província de Manica.

 

Segundo revelaram as autoridades policiais em Manica, foi através de uma operação secreta que se apreendeu o material bélico de tecnologia de ponta das mãos de dois cidadãos sendo um de nacionalidade portuguesa e outro zimbabwiano que neste momento encontram-se a contas com as autoridades policiais.

 

No total, são nove caçadeiras semi-automáticas, duas spiders de pressão a gás com capacidade de 6 milímetros de alcance, 26 pistolas de vários calibres, quantidade significante de munições, cinco espadas, baionetas, facas, machadinhos, coletes a prova de balas, binóculos, máquina fotográfica, material de comunicação e telefones celulares.

 

A PRM em Manica disse estar a trabalhar para averiguar de onde veio e qual era o destino do armamento. "Trabalhos de investigação continuam para se concluir, se é que o material bélico era ou não para alimentar o terrorismo no país e qual também era o objectivo de um cidadão comum ter vários armamentos guardado. Quem é detentor de arma no país só são as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique", explicou Mateus Mindú, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica.

 

De referir que nos últimos anos, têm sido apreendidas várias armas de fogo nas grandes cidades de Moçambique, sendo que algumas são usadas pelos terroristas em Cabo Delgado e outras para os diferentes sindicatos de crime organizado existentes no país.